Sunday, April 09, 2006

GAVIÃO PEGA MACACO MANEZINHO CORRE RISCO



Area de Protecao Permanente no bairro do Pantanal sendo devastada sob nossos olhos

O Gavião-pega-macaco (Sizaetus tyrannus) é um dos elementos mais carismáticos fa avifauna de Fllorianopolis. Elsimar Silva tem estudado a distribuição e abundancia deste Gavião desde 2004. Sabemos hoje que existem vários pares do Gavião-pega-macaco na Ilha de Santa Catarina, ocupando territórios do sul ao norte da ilha. São em torno de uns 5-7 pares ao todo.

O Gavião-pega-macaco é um dos gaviões de penacho e estava até recentemente na lista de espécies ameaçadas do Ministério do Meio Ambiente (MME). Poderíamos dizer que, em Santa Catarina, seria uma espécie vulnerável como é considerada no Rio Grande do Sul e Paraná.

Sua presença em Florianópolis indica que a Ilha de Santa Catarina ainda reúne condições para a sobrevivência desta espécie. Uma das características mais marcantes a um visitante que chega em Florianópolis e a exuberância da Floresta Atlântica Densa que cobre uma grande extensão de sua área.

Esta exuberância florestal é uma qualidade recente em Florianópolis. Esta floresta está atingindo o estagio de um capoeirão com uma idade em torno de uns 40-50 anos. Este período coincide com a mudança nos hábitos dos habitantes da ilha, que praticavam muita agricultura até 40-50 anos atrás. Ao abandonarem suas roças, a capoeira foi tomando conta e hoje temos este belo e exuberante capeirão.

Esta beleza florestal está hoje sendo rapidamente destruída em vários pontos na ilha. Condomínios de luxo estão sendo construídos nas encostas da Praia Brava. Ruas estão sendo abertas em plena Area de Preservação Permanente no Bairro do Pantanal, ao lado da Universidade Federal de Santa Catarina.

Paralelamente aos condomínios de luxo e casas de classe media que estão sendo construídas em pleno seio da mata, favelas vão se acavalando no alto das encostas da Serrinha, Pantanal, Monte Verde, Morro da Cruz.

O que a Natureza levou 40-50 anos para produzir esta exuberante floresta, os homens do século 21 de Florianópolis estão destruindo a uma velocidade muito grande.

Tudo isso compromete o futuro do Gavião-Pega-macaco na Ilha de Santa Catarina, assim como coloca em risco a paisagem que tanto atrai os visitantes e novos moradores que chegam em Florianópolis em busca de um melhor qualidade de vida.

No comments: