Saturday, April 08, 2006

II REUNIÃO EM BRASÍLIA SOBRE AS AVES DE RAPINA – ABRIL 2006



Leucopternis polionotus em Urubici (outubro 2005) - Santa Catarina


Estivemos em Brasília participando da II Reunião sobre Aves de Rapina nos dias 3 e 4 de abril últimos. Esta reunião teve como meta a conclusão do material que resultara no Plano de Ação para a conservação das aves de rapina brasileiras.

Entre os vários temas discutidos e sugeridos destacamos a necessidade de um plano emergencial para a conservação do Glaucidium mooreorum que ocorre em alguns poucos fragmentos da Floresta Atlântica do Nordeste; identificar e proteger áreas de nidificação do urubu-rei; realizar estudos demográficos de médio e longo prazo com espécies ameaçadas, quase ameaçadas e deficiente de dados; promover estudos de avaliação dos efeitos do desmatamento e corte seletivo em populações do Gavião-real na Amazônia.

Neste ultimo item, referente ao Gavião-real na Amazônia, foi feita a sugestão de uma área de proteção à árvore do ninho com um raio de 300 metros. Isto significa que não poderá ser realizado o corte seletivo dentro deste raio.

Resumindo, podemos dizer que conseguimos reunir um bom material para o Plano de Ação para a Conservação das Aves de Rapina Brasileiras.

No comments: