Thursday, June 14, 2007

Mega Projetos de reflorestamento ameaçam o futuro da Águia Cinzenta no Rio Grande do Sul

A Águia Cinzenta (Harpyhaliaetus coronatus) é uma águia de grande porte e se encontra sériamente ameaçada no Brasil. Grande parte de sua área de distribuição vem sendo tomada pela agroindustria e pela silvicultura. Desta forma os habitats utilizados pela águia cinzenta para atividades de caça estão sendo rapidamente destruidos. Por outro lado os locais onde a águia reproduz - matas de galeria, ou canhadas de rio, como o Rio Pelotas estão sendo alagadas por represas hidreletricas como Barra Grande que inundou uma área florestal de 6000 hectares na divisa do Estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Destes, 800 hectares eram ocupados por uma mata milenar composta de araucarias e angicos gigantescos. Estas grandes árvores são utilizadas por aves de rapina para a construção de seus ninhos.

Atualmente o Rio Grande do Sul foi transformado em um palco para um poderoso lobby movido por empresas como a Votorantim, Aracuz e outras para a obtenção de licenciamento ambiental para iniciarem seus projetos de reflorestamento. Estas empresas compraram grandes áreas da campanha gaucha - conhecida como campos sulinos, para o plantio de eucalipto. Com a chegada destes projetos, muitos proprietários colocaram suas propriedades a venda.
A campanha gaucha e os campos de cima da serra no Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os ultimos redutos de habitats excelentes para a sobrevivencia a Águia Cinzenta.

O grande problema nesta situação é que as empresas lobbistas não querem o zoneamento proposto pelas agencias governamentais gaúchas. O cerne desta questão é que se as companhias de silvicultura aceitassem o plano de zoneamento o rumo da conversa seria outro.

Temos hoje em dia o conceito da reserva legal no nosso código florestal que prevê a preservação de uma área florestal na propriedade. Exemplo, a Fazenda Florestal gateados tem uma área aproximada de 18 mil hectares, onde 5500 hectares são de reserva legal que a empresa está em vias de transformar em uma RPPN. A Fazenda Florestal Gateados é um dos melhores exemplos de silvicultura e conservação. A Águia Cinzenta nidifica na propriedade, assim como o gavião de Penacho (Spizaetus ornatus), o Gavião Pombo Grande (Leucopternis polionotus), o Urubu Rei (Sarcoramphus papa), assim como uma complexa comunidades de mamiferos.

Seria emergencial que estes projetos de reflorestamento na campanha gaucha e nos campos de altitude considerassem o estabelecimento de reserva legal de campos para a conservação do bioma dos campos sulinos e, entre eles a Águia Cinzenta.

Finalizando, caso os projetos de reflorestamento de grandes áreas na campanha gaúcha e campos de altitude sigam o rumo que está seguindo, teremos desencadeado uma avalanche de extinções e entre elas a Águia Cinzenta.

No comments: