Monday, April 17, 2006

NECESSIDADE DA APA DE ANITAPOLIS E CORREDORES ECOLÓGICOS

A conservação dos Gaviões de Penacho dependem de grandes áreas conservadas. As encostas da Serra Geral e do Rio dos Pinheiros em Anitapolis apresentam florestas ombrofila densas em ótimo estado de preservação. A distância entre o complexo florestal do Rio dos Pinheiros e a Serra do Tabuleiro é de aproximadamente 14 quilômetros.

A região compreendida entre a Serra Geral e a Serra do Tabuleiro é um grande corredor ecológico interligando as duas serras de leste a oeste. As encostas da Serra Geral se constituem em outro corredor ecológico correndo do Rio Grande do Sul até a região do Vale do Itajaí.


A sugerida Apa de Anitapolis e o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro indicando o estado de sua conservação.

A Agreco (Associação dos Agricultores Ecológicos) vem por muito tempo querendo conservar a região entre Santa Rosa de Lima, Anitapolis e São Bonifácio como um corredor ecológico.

A melhor forma de concretizar estas idéias seria através da criação de uma APA, que tenho chamando em meus ensaios de APA DE ANITAPOLIS. O que vem a ser uma Apa? O Conama define Apa da seguinte forma:

“O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA, no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 8º da Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, e o Artigo 7º do Decreto nº 88.351, de lº de junho de 1983, RESOLVE:

Art lº - As Áreas de Proteção Ambiental-APA'S são unidades de conservação, destinadas a proteger e conservar a qualidade ambiental e os sistemas naturais ali existentes, visando a melhoria da qualidade de vida da população local e também objetivando a proteção dos ecossistemas regionais.”

Considerando as principais atividades econômicas da região, a Apa seria uma excelente estratégia de conservação, que apoiaria futuros projetos para a formação dos corredores ecológicos acima mencionados. Igualmente iria fortalecer a principal característica desta região catarinense – a agricultura orgânica, o turismo rural e o ecoturismo.

A APA DE ANITAPOLIS seria um passo decisivo para a conservação dos raros gaviões de penacho, do Gavião real, do Gavião real falso, do puma (ou leão baio), dos porcos do mato, da anta e da rara, mas ainda presente em nossa Serra Geral – onça pintada.

Sim, ainda temos onças pintadas em nossa Serra Geral, assim com também temos o Gavião real. Não sabemos ainda a situação destas espécies na região, mas sabemos que ainda existem condições ambientais nas encostas da Serra Geral para sua existência.

No comments: