Saturday, March 18, 2006

Um Parque Nacional resolve o problema da conservação das espécies estudadas?

1. O Parque Nacional de São Joaquim conta com uma área cerca de 50 mil hectares. E as unidades federais de conservação vizinhas contam com mais 20 mil hectares. Somadas estas unidades conservariam cerca de 70 mil hectares. Entre as espécies que temos estudado em Urubici, um casal de Gavião pega macaco utiliza 10 mil hectares como território de atividades.

Cerca de 4 casais teriam espaço para viver na área do PN SJoaquim. O Gavião Real Falso (Morphnus guianensis) utiliza 25 mil hectares como área de atividades. Não resta dúvidas que uma unidade de conservação com as dimenções mencionadas acima não reúnem área suficiente para manter populações viáveis destas espécies de águias.

Qual então a solução para isto?

A necessidade de corredores.

1. A solução para o problema da conectividade entre ambientes conservados esta no estabelecimento de corredores de flora e fauna.

2. Corredores ecológicos tem a função de conectar fragmentos, ou unidades de conservação disjuntas. No caso de Santa Catarina temos 3 parques nacionais e um parque florestal estadual relativamente próximos. Todas estas unidades estão situadas ao longo das encostas da Serra Geral e a Serra do Tabuleiro. As florestas situadas ao longo destas serras conectam as unidades de conservação.

No comments: