Friday, July 28, 2006

PAI QUERÊ – ALERTA MÁXIMO: ESPÉCIES AMEAÇADAS CORREM RISCO

Os passos para a obtenção do licenciamento ambiental para a construção da Barragem de Pai Querê seguem com sua sutileza característica. Após o escândalo da BAESA que resultou no afogamento de 6.000 hectares de florestas mistas com araucárias centenárias na Fazenda de Gateados, os políticos catarinenses fazem lobby intensivo para o licenciamento ambiental da Usina de Pai Querê.

As araucárias gigantescas e centenárias que viviam no encaixado Rio Pelotas ao longo da Fazenda Gateados passaram desapercebidos pela companhia consultora encarregada do EIA RIMA da BAESA. Por incrível que pareça as gigantescas araucárias não foram vistas pelos consultores que classificaram a cobertura vegetal da area da barragem como capoeiras muito alteradas sem nenhum valor a conservação.

Hoje todos sabem que o erro foi crasso e a lição resultante do fiasco da consultora contratada pela BAESA não deve ser repetido.

Devemos ter isso bem firme em nossas mentes, uma vez que os mesmos políticos que lutaram pelo licenciamento da BAESA estão trabalhando arduamente pelo licenciamento de PAI QUERÊ.

Convém salientar que apos uma recente visita a região de Pai Quere registrei a presença da Águia Cinzenta (Hapyhaliaetus coronatus), espécie ameaçada nacionalmente que nidifica nas florestas nas encostas nas margens do Rio Pelotas. Assim como a Águia Cinzenta, o Gavião de Penacho (Spizaetus ornatus) e o Gavião Pato (Spizaetus melanoleucus) também utilizam as florestas das margens do Rio Pelotas como area de nidificação.

As araucárias nas margens do Rio Pelotas na região de Pai Querê não sao gigantescas como na Fazenda Gateados, mas são grandes o suficiente para abrigar uma rica fauna e as espécies ameaçadas citadas acima.

Se quisermos conservar o importante corredor ecológico e sitio de nidificação da ameaçada Águia Cinzenta, devemos lutar contra o licenciamento da Usina de Pai Quere.

1 comment:

William said...

É necessário agir rápido. Eu acho que uma boa idéia seria fazer uma campanha. Eu sou totalmente contra o licenciamento ambiental da Usina de Pai Querê.